É inquestionável que a Acção Social é cada vez mais importante e imprescindível nos dias de hoje devido à evolução da sociedade, que tem vindo a dar origem a novos modelos de vida e a novas necessidades.
O exercício da cidadania depende não só da integração social, como do acesso aos bens e serviços necessários à sobrevivência e ao bem-estar.
O trabalho do/a técnico/a de Acção Social passa por avaliar os problemas sociais que provocam grandes desigualdades, injustiças, descontentamento e mal-estar.
É neste contexto que consideramos de extrema importância que a Acção Social se estenda, não só aos seres humanos mas também aos animais.
Segundo as estatísticas mais de dez mil animais são abandonados todos os anos em Portugal.
Hoje em dia são várias as Associações e os grupos de Ajuda existentes em Portugal que têm como objectivo proteger e ajudar animais abandonados dando-lhes abrigo, carinho e alimentação.
A maior parte destas associações não recebe nenhum tipo de apoio governamental, sobrevivendo exclusivamente das doações dos associados e da contribuição dos seus voluntários.
ADAPO-Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão
ADAP-Associação de Defesa dos Animais de Portimão
Amigos dos Gatos do Algarve
AEZA- Associação Ecologista e Zoófila de Lagos
MAF- Movimento Pró Animal de Faro
PRAVI-Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas: Núcleo do Algarve
LAPS-Lagos Animal Protection Society
Dar para Querer- Associação dos Amigos dos Animais
Associação Animais de Rua
Canil de São Francisco de Assis Tel. 289 416 862
Liga Olhanense dos Amigos dos Animais Abandonados Tel. 289 714 219
2 comentários:
Sou aluna do curso EFA/DCA Animação sociocultural e acho esta publicação muito interessante e explícita. É importante que existam associações que se preocupem com os animais que nós, seres humanos, abandonamos cada vez mais, como se de lixo se tratasse... Acção social não é ou não deveria ser , só, sinónimo de solidariedade para com os seres humanos!
Gostaria de saber como é que eu posso contribuir?
Joana Santos
Olá Joana, obrigada pelo interesse. Uma maneira de ajudar é tornares te voluntária. Eu sou aluna do Tas 12, sou voluntária em três associaçoes e posso te garantir que somos sempre poucos. Se estiveres interessada envia um mail para o Espaço Tas e explico te o que fazer. Ass: Patrícia
Enviar um comentário